Harry Potter é um filme de aventuras fantásticas, escrito pela escritora britânica J. K. Rowling. Desde o lançamento do primeiro volume, Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 1997, os livros ganharam grande popularidade e sucesso comercial em todo o mundo, e deram origem a filmes, videojogos e muitos outros itens.
Somando os sete livros publicados, a série Harry Potter vendeu 490 milhões de exemplares mundialmente e o livro da série que mais vendeu foi Harry Potter e a Pedra Filosofal com cerca de 120 milhões de vendas. Graças ao grande sucesso dos livros, J.K. Rowling tornou-se a mulher mais rica na história da literatura. Os livros são publicados pela Editora Roccono Brasil e pela Editorial Presença em Portugal.
Grande parte da narrativa se passa na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, foca os conflitos entre Harry Potter e o bruxo das trevas, Lord Voldemort. Ao mesmo tempo, os livros exploram temas como amizade, ambição, escolha, preconceito, coragem, crescimento, responsabilidade moral e as complexidades da vida e da morte, e acontecem num mundo mágico com as suas próprias histórias, habitantes, cultura e sociedades.
Todos os sete livros foram publicados. O sétimo e último, denominado Harry Potter and the Deathly Hallows, foi lançado nos EUA em 21 de Julho de 2007, no Brasil e em Portugal foi lançado a 10 de Novembro e 16 de Novembro, respectivamente.
Os cinco primeiros livros deram origem a filmes com grande êxito, e o sexto filme começou a ser filmado em Outubro de 2007, e passou a ser exibido nos cinemas europeus, norte-americanos e brasileiros em 15 de Julho de 2009. Em Portugal, o sexto filme foi lançado no dia 16 de Julho de 2009.
- Harry Potter e a Pedra Filosofal (30 de Junho de 1997)
- Harry Potter e a Câmara dos Segredos (2 de Julho de 1998)
- Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (8 de Julho de 1999)
- Harry Potter e o Cálice de Fogo (8 de Julho de 2000)
- Harry Potter e a Ordem da Fénix (21 de Junho de 2003)
- Harry Potter e o Príncipe Misterioso (16 de Julho de 2005)
- Harry Potter e os Talismãs da Morte (21 de Julho de 2007)
A história começa com o mundo dos bruxos, que tenta manter a magia em segredo dos Muggles - aqueles que não são bruxos. Por muitos anos este mundo foi aterrorizado por Lord Voldemort. Na noite anterior à sua queda, Voldemort encontrou o esconderijo da família Potter, e matou Lilly e James Potter. Entretanto, quando voltou a sua varinha contra o bebê dos Potter, Harry fez com que o seu feitiço se voltasse contra ele. Com o corpo destruído, Voldemort tornou-se num espírito sem poder, procurando refúgio em lugares escondidos do mundo. Harry, enquanto isso, ficou com uma cicatriz em forma de raio na sua testa, o único sinal físico da maldição de Voldemort. Harry tornou-se conhecido como "O Menino que Sobreviveu" no mundo dos feiticeiros, por ter sobrevivido a maldição da morte e por ter derrotado Lord Voldemort ,ainda sem saber nada sobre o mundo dos muggles e dos feiticeiros.
Em seguida, o órfão Harry Potter é criado pelos seus tios cruéis e insensíveis, os Muggles Dursley. Porém, quando o seu aniversário de onze anos se aproximava, Harry teve o seu primeiro contacto com o mundo mágico quando recebe cartas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, que são roubadas pelos tios antes que ele possa lê-las. No seu décimo primeiro aniversário, Harry é informado por Hagrid, o ''guarda-caças'' de Hogwarts e também um bruxo e assim soube que tinha uma vaga na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
Cada livro registra uma ano da vida de Harry em Hogwarts, onde ele aprende a usar magia e a fazer poções. Harry também aprende a ultrapassar muitos obstáculos mágicos, sociais e emocionais que enfrenta em sua adolescência e na segunda tentativa de ascensão de Voldemort ao poder.

]
Sem comentários:
Enviar um comentário